Pesquisar em "O Espaço Inexplorado"


Pesquisar todo o texto de nossos livros

domingo, 12 de setembro de 2010

Vamos Aquecer o Sol - José Mauro de Vasconcelos

Li este livro pela primeira vez quando tinha 10 anos. Foi um presente de minha professora da quarta série. Lembro que me emocionei muito com a leitura. Aquele sapo-cururu, o Adão, que acompanhou o personagem até sua maturidade, foi um companheiro muito especial, não apenas para ele, mas para mim também. E o dia em que ele foi embora... bem, basta dizer que esta passagem do livro me rendeu muitas lágrimas.
Reli o livro recentemente e creio que desta vez a emoção foi ainda maior, talvez porque agora compreendo melhor a sensibilidade de José Mauro de Vasconcelos. Que pena os leitores brasileiros - e sobretudo os críticos literários - não darem à obra deste autor o respeito e o destaque que ela merece! Talvez Vasconcelos não tenha sido um exímio escritor (gramaticalmente falando), mas a facilidade com que transmitia seus [muitos] sentimentos, a doçura e o talento natural de contador de histórias são realmente fascinantes.
A edição mais recente (da Melhoramentos) tem uma capa diferente, mas acho que esta que está aí em cima é bem mais legal. Afinal, Zezé sem Adão não faz sentido.
Não vejo um substituto para José Mauro de Vasconcelos na literatura contemporânea. E acho que ele faz muita falta.

3 comentários:

Mia disse...

Puxa, que legal! Acabei de ler esse livro ainda estou muito emocionada. Que bom encontrar pessoas que tanmbém o admiram tanto quanto eu o admiro! Abraços!

maggie.princess@hotmail.com

Ricardo Guilherme disse...

Oi Mia,

Fiquei feliz em ver seu comentário! Vamos Aquecer o Sol emociona muito mesmo. Espero que ele continue a ser reeditado, para que as próximas gerações também o conheçam.

Abraços!

Denise Berneira disse...

É um dos livros mais fascinantes que li na infância! Já o reli muitas vezes, na adolescência e depois na vida adulta tb, e cada vez o admiro mais, pois ele é um acalento para a alma! Aliás, todos os livros de J.M de Vasconcelos são um primor, e será mais feliz a criança e jovem que puder desfrutar deles!