Pesquisar em "O Espaço Inexplorado"


Pesquisar todo o texto de nossos livros

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dom Casmurro e os Discos Voadores


Estava tão curioso para ler esse livro, que acabei fazendo com que ele "furasse a fila" de minhas leituras (ô coisa feia!). Por outro lado, tinha lá minhas dúvidas se a obra realmente me conquistaria, pois me preocupava bastante a questão da originalidade: eu achava que o livro poderia me soar pouco criativo, por ter se baseado em outra obra (aliás, considerada por muitos o maior clássico da literatura nacional).

Felizmente, eu estava enganado. Dom Casmurro e os Discos Voadores é um livro escrito com a sagacidade de Capitu. Tem um ritmo célere, ágil, que cativa e quase não permite uma mera interrupção da leitura. O romance original ganhou elementos totalmente novos; a narrativa, menos densa que no clássico machadiano, consegue ser leve sem sucumbir à superficialidade.

A obra foi catalogada como ficção juvenil, mas me parece que pode ser vista, lato sensu, como ficção científica. De qualquer maneira, é diversão garantida não apenas para os mais jovens, mas também para o leitor adulto.

Tomando por empréstimo os superlativos do agregado José Dias, digo que Dom Casmurro e os Discos Voadores é “recomendadíssimo”. Machado (que talvez não fosse humano!) certamente aprovaria.
Clique na descrição da obra (acima) para vê-la na Livraria Cultura.

Nenhum comentário: