Pesquisar em "O Espaço Inexplorado"


Pesquisar todo o texto de nossos livros

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quem Somos Nós?


A trilogia "O Espaço Inexplorado" é dedicada ao poema "O Homem; As Viagens", de Drummond, mas outras obras influenciaram-me no curso deste romance.

Talvez seja uma mistura muito estranha, mas "O Espaço Inexplorado", ao mesmo tempo em que teve como inspirações os romances que li de Júlio Verne (dentre eles, o esquecido "O Raio Verde"), me parece ter ficado também marcado por um estilo de contador de histórias, próprio de José Mauro de Vasconcelos. Ficção científica mesclada com um jeito emotivo de escrever pode parecer algo heterogêneo demais, mas acho que isso tornou a obra bem peculiar.

Outra grande influência que tive ao escrever "O Espaço Inexplorado" foi o livro "Quem Somos Nós", escrito por William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente, e publicado pela Prestígio Editorial. "Quem Somos Nós" pode ser visto, a meu ver, como uma obra científica que procura condensar uma série de teorias inovadoras, voltadas, em suma, a provar aos seres humanos que os pensamentos criam a realidade, que todos estão extremamente conectados e que ciência e religião podem caminhar juntas, complementando-se em sua busca por respostas.

Eu fiquei verdadeiramente fascinado com a obra "Quem Somos Nós" e procurei transportar para um ambiente ficcional, em parte, a aplicação daquilo que (penso eu) os autores procuraram demonstrar.

Acredito que o que Drummond procurou transmitir em "O Homem; As Viagens" e aquilo que Arntz, Chasse e Vicente nos mostram em "Quem Somós Nós", em essência, é a mesma coisa. Assim, os personagens de "O Espaço Inexplorado", durante o livro 3 da trilogia, estarão num ambiente onde precisarão travar árduas batalhas internas. E isto ocorrerá num planeta muito peculiar, que maximiza as emoções de seus habitantes e é extremamente sensível a elas. Essa foi a forma que encontrei para fazer com que meus personagens descobrissem a alegria de "com-viver" e pudessem ao menos ter um vislumbre de compreensão sobre "Quem Somos Nós". Espero ter conseguido! ;)

Para conhecer a obra "Quem Somos Nós" no Google Livros, clique na imagem acima.

Nenhum comentário: