Pesquisar em "O Espaço Inexplorado"


Pesquisar todo o texto de nossos livros

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Homem; As Viagens


O Espaço Inexplorado é dedicado ao poema "O Homem; as Viagens", de Carlos Drummond de Andrade.

Eu vejo esse poema como uma profecia. Ele fala de incansáveis viagens do homem, no futuro, numa espécie de buscar pelo bem-estar, pela plenitude, por um sentido para a vida; por algo, enfim, que lhe acalme o espírito e lhe traga paz interior. Assim, o ser humano viaja para outros planetas, coloniza-os e, um a um, os abandona, porque se cansa deles, porque não encontrou neles o que estava procurando (talvez até porque não soubesse, exatamente, o que estava procurando).

Depois de muitas viagens e desilusões, o homem finalmente encontra o que procurava, ao fazer sua mais perigosa viagem (ao interior de si mesmo!). Descobre, desse modo, que aquilo que procurava (e tanto precisava encontrar) não estava a anos-luz de distância, mas sim no seu próprio íntimo. É aí que o ser humano finalmente entende a importância de compartilhar suas experiências e emoções com seus companheiros de jornada na Terra,

"[...] descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de com-viver."

O Homem; as Viagens" me parece ter sido escrito logo após a primeira viagem do homem à Lua e foi publicado originalmente na obra "As Impurezas do Branco", lançada pela José Olympio Editora no ano de 1973.

Para ver "As Impurezas do Branco" na Livraria Cultura, clique na imagem no início deste post.




Nenhum comentário: